ABPRH esclarece sobre divulgação de simplificação no eSocial

Mudanças na plataforma de registro informações para o cumprimento de obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias não terão grande impacto para as empresas dos grupos 1 e 2. Reformulações cabem às empresas do Simples e outras entidades


O eSocial será substituído por outros dois sistemas: um atenderá às empresas do grupo 1 e 2, que já estão no projeto, e outro atenderá às empresas do grupo 3. O anúncio foi feito na última terça-feira (9) pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.


A Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos (ABPRH) esclarece que as mudanças na plataforma de registro informações para o cumprimento de obrigações trabalhistas, tributárias e previdenciárias terão como impacto a simplificação de alguns campos e eventos para as empresas dos grupos 1 e 2 – que são aquelas com lucro real e presumido – e que para as empresas do Simples e outras entidades nascerá um novo sistema de informação. “Até porque essas empresas tem a prerrogativa da constituição de terem um tratamento diferenciado”, explicou a Vice-Presidente de Relações Tributárias e Trabalhistas – eSocial da ABPRH, Tânia Gurgel.


Engajada em relação ao tema, a ABPRH criou no início do ano o Comitê do eSocial. O grupo, que tem trabalhado junto a outras entidades para o aprimoramento e eliminação de obrigações acessórias, está com uma reunião programada para 17 de julho, para as quais foram convidadas empresas de diversos setores, que tinha como objetivo o processo de simplificação do sistema levantando novas sugestões e propostas que serão encaminhadas aos órgãos responsáveis.


Todavia o Comitê aproveitará esta data para também discutir o impacto no RH desta nova proposta de ter dois sistemas com o mesmo tipo de informação. O encontro acontecerá das 9 às 12h no Trevisan Escola de Negócios, em São Paulo.


Tânia reforça: “O RH não pode ficar fora destas discussões porque a demanda não é só o eSocial, é também a Reforma Previdenciária e Tributária que impactarão neste setor. Tais temas estão sendo monitorados pelo Comitê da ABPRH e serão abordados junto às empresas em reuniões futuras”, finaliza.

© 2018 por ABPRH Associação Brasileira dos Profissionais de RH | Av. das Nações Unidas, 14.401 - Conj 1302 - Torre Tarumã

Parque da Cidade - São Paulo/SP - CEP: 04794-000 

Orgulhosamente criado por Eleven2You