© 2018 por ABPRH Associação Brasileira dos Profissionais de RH | Av. das Nações Unidas, 14.401 - Conj 1302 - Torre Tarumã

Parque da Cidade - São Paulo/SP - CEP: 04794-000 

Orgulhosamente criado por Eleven2You

ABPRH participa de evento importante na agenda de desenvolvimento sustentável

Luciano Amato destaca o papel do RH na transformação das empresas para o desenvolvimento sustentável de talentos


O desenvolvimento sustentável vai muito além de iniciativas ambientais e já faz parte da agenda estratégica da maioria das multinacionais. Porém, para que a estratégia seja bem- sucedida, é preciso envolver as pessoas e, nesse sentido, o RH tem papel primordial no processo de incorporação da cultura de sustentabilidade nas empresas. O tema foi pauta de um painel do ODS Talks Company – 4º Encontro Nacional dos Profissionais de Desenvolvimento Sustentável nos dias 10 e 11 de outubro, em São Paulo.


O painel “Fator RH – O capital humano, a gestão de pessoas e o desenvolvimento de talentos sustentáveis” contou com a participação de Luciano Amato, CEO da Training People e VP de Gestão e Conteúdo ABPRH, que destacou em sua apresentação a importância do papel do RH para criar uma cultura de sustentabilidade nas organizações. Amato citou os três pilares que baseiam a sustentabilidade corporativa – o ambiental, o econômico e o social – e falou sobre o desafio da transformação do RH. Segundo ele, é preciso que a área mude de modo a comportar os novos talentos que surgirão com a transformação digital. “São profissões como a de analista e programador de internet das coisas, arquiteto de novas realidades ou engenheiro de nanorrobôs médicos.”


Amato ressaltou também a importância de se criar uma cultura de sustentabilidade nas empresas. Organizações socialmente responsáveis que praticam ações sustentáveis são mais longevas no mercado, bem como conseguem selecionar e reter seus talentos de forma mais natural e efetiva.


Segundo ele, o caminho é inovar também na metodologia de ensino para formar novas gerações de profissionais capazes de enxergar esses novos desafios e trazer para o presente as grandes discussões do futuro. “A evasão escolar no Brasil é muito grande. Atualmente, 1,3 milhão de jovens de 15 a 18 anos estão fora da escola e 2 milhões estão atrasados.”


O painel contou ainda com a presença de Marcelo de Freitas Nóbrega, diretor de RH do McDonald’s, e Ricardo Voltolini, diretor-presidente da Consultoria Ideia Sustentável. Em sua apresentação, Nóbrega falou sobre a experiência de gerenciar talentos com responsabilidade social, feita a partir da escuta do cliente e da humanização do atendimento.


O evento, promovido pela Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável), é o maior encontro brasileiro de profissionais que trabalham por um amanhã mais sustentável para o Brasil e trouxe 45 pessoas das mais variadas formações e empresas para falar sobre o desenvolvimento sustentável. A ideia foi tirar a sustentabilidade da caixa, ou seja, do departamento de sustentabilidade de empresas. Durante os dois dias, empresários trocaram ideias e debateram projetos relacionados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, em workshops, palestras e oficinas.