ABPRH promove evento sobre tendências do RH

I Congresso ABPRH de Tendências de RH reunirá diretores e gerentes do setor de diversos segmentos da Indústria para discutir as tendências, inovações e soluções para desenvolvimento de pessoas


Pensando em fomentar cada vez mais as discussões acerca dos temas que permeiam o mundo do RH, a ABPRH (Associação Brasileira de Profissionais de Recursos Humanos) promoverá, nos dias 28 e 29 de maio, o I Congresso ABPRH de Tendências de RH, um encontro de diretores e gerentes do setor, de diversos segmentos da indústria, reunidos para discutir as tendências, inovações e soluções para desenvolvimento de pessoas.


A programação do primeiro dia tem início com uma plenária que colocará em pauta a real necessidade e aplicação de desenvolvimento de líderes nas empresas. Tendo o treinamento como destaque, a plenária procurará responder a duas questões: “como sua empresa está ajustando as velas na direção de seus propósitos?” e “como anda o preparo dos ‘velejadores’?”.


De acordo com a presidente da ABPRH, Milva Gois dos Santos, o treinamento é o caminho para evitar o turnover. “Perder talentos é a pior coisa, especialmente depois de treiná-los. O ideal é treinar e mantê-los. Uma maneira de evitar turnover é investir ainda mais em treinamento, a começar pela liderança”. Para isso, os presentes irão conhecer o que há de novas ferramentas para gerar maior engajamento, difundir a cultura, criar propósito e reter talentos.


Na sequência um estudo de caso internacional, sob o tema “Tendências globais em diversidade, inclusão e educação corporativa” trará aos presentes o que está sendo feito em outros mercados e o que pode ser “tropicalizado” para o Brasil, falando das ferramentas que estão em alta em outros países.


Dada a sua importância, a legislação e a regulação não ficarão de fora do programa. Os impactos da implementação do eSocial, os próximos passos e como conciliar as novas tendências em RH e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) também são temas da agenda.


Na sequência, a programação será dividida em dois palcos simultâneos, nos quais se dividem discussões sobre os temas de diversidade e inclusão e de educação corporativa, sempre com o RH como pano de fundo. A prática da diversidade e inclusão até a cultura nas empresas é tema do painel 1, que propõe a discussão de questões como a importância de o fair play vir antes da meritocracia e quais são os desafios para mostrar que a capacidade foi determinante para a conquista do cargo e não apenas as políticas de diversidade e inclusão.


No palco 2, o tema é o impacto da inovação em um ambiente de trabalho hiperconectado e os desafios para garantir a produtividade. Nessa apresentação será discutido como a tecnologia pode facilitar a democratização e a customização de programas de educação corporativa ou como as empresas podem incentivar a atualização digital entre os colaboradores para que eles vivenciem novas tecnologias mesmo fora do ambiente de trabalho.


Qual é o papel do RH no limiar da vida profissional e da pessoal do colaborador? Como fomentar esse equilíbrio entre a produtividade e os propósitos da empresa? Essa é a discussão que abrirá o segundo dia no painel “O papel do RH para que as empresas incorporem e incentivem a necessidade de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores”. Após a plenária, a ABPRH apresentará um raio-x dos programas implantados pelos seus associados e mostrará o que o levantamento feito pela associação revela sobre as políticas de desenvolvimento dos colaboradores.


Como não poderia deixar de ser, os avanços da tecnologia não serão deixados de lado. Após a plenária, a discussão abordará as novas tendências em jogos & gamificação em RH e como o design thinking contribui para o processo de desenvolvimento do colaborador. Já a liderança feminina e as vantagens de as organizações contarem com ambos os padrões de liderança serão tema do painel gestão feminina x gestão por mulheres.


A partir daí o evento se divide novamente em dois palcos simultâneos para discutir temas pertinentes a Diversidade e Inclusão e Educação Corporativa. No palco 1, exemplos femininos de liderança serão apresentados, mostrando o papel do jeito genuinamente feminino de liderar em diferentes níveis hierárquicos. A equidade em gêneros e números, bem como os desafios e o legado das lutas das mulheres serão colocados em pauta.


Já no painel 2, a pedagogia e a andragogia corporativa entram em pauta em “Pedagogia e andragogia corporativa: fazendo a diferença nas organizações”. O que o RH ganha ao contar com esses profissionais? Além disso, casos reais serão mostrados no painel “Boas práticas de jogos & gamificação a serviço do RH”.

© 2018 por ABPRH Associação Brasileira dos Profissionais de RH | Av. das Nações Unidas, 14.401 - Conj 1302 - Torre Tarumã

Parque da Cidade - São Paulo/SP - CEP: 04794-000 

Orgulhosamente criado por Eleven2You