Compliance se constrói com confiança e felicidade

Em painel motivacional durante o IV Fórum de Tendências de RH, Leila Navarro fala sobre a confiança como alicerce de relações corporativas saudáveis


Falar de compliance com descontração foi a missão dada a Leila Navarro, famosa palestrante motivacional, no IV Fórum de Tendências de RH, realizado em São Paulo. No painel ‘Compliance: uma estratégia de confiança compartilhada’, Leila argumentou - com uma excelente oratória, algumas dinâmicas e muita interação com a plateia - que compliance tem tudo a ver com felicidade e confiança.


Para Leila, compliance é um conceito que não existe somente no mundo corporativo e que deve ser colocado em prática para ter um pleno entendimento. “Quando fui chamada para falar de compliance, fui analisar meu comportamento e reparei em um monte de coisas que eu fazia que não estava de acordo com compliance. O mundo mudou e não dá mais para fazer dança das cadeiras onde um ganha e outro perde. Compliance tem a ver com confiança e felicidade”.


Nesse sentido, o RH tem papel determinante na implantação da nova cultura de confiança nas empresas. “Pessoas não são recursos e nem estruturas. É preciso mudar o modelo mental que dita que um ganha e todo o resto perde. Devemos nos programar a aceitar o modelo no qual todos ganham”.


Segundo ela, a evolução dos costumes e comportamentos veio acompanhada de novas regras que acabaram se ajustando ao novo modo de vida das pessoas. No entanto, a confiança é o alicerce que ainda rege as relações, incluindo as corporativas. “Estamos em um mundo com tecnologia e robôs, mas o ser humano precisa aprender a ser mais humano. Na nova dança das cadeiras todos sentam. Ninguém fica de fora e onde todos ganham, há confiança”.


A falta de confiança é cara para uma empresa. Ela deve ser inspirada e tem sempre mão dupla. Segundo Leila, as alavancas para se implantar uma cultura de compliance em uma empresa se fundamentam no conceito que ela chamou de 1 A e 7Cs. “A de autoestima e 7 cês de competência profissional, consciência, clareza, cumprimento, coerência, consistência e coragem”.


© 2018 por ABPRH Associação Brasileira dos Profissionais de RH | Av. das Nações Unidas, 14.401 - Conj 1302 - Torre Tarumã

Parque da Cidade - São Paulo/SP - CEP: 04794-000 

Orgulhosamente criado por Eleven2You