Encontro promove diálogo sobre diversidade e inclusão com profissionais de RH

Realizado pela Associação Brasileira dos Profissionais de RH, evento abordou estratégias para ampliar a perspectiva de cultura inclusiva nas empresas


Com o objetivo de promover conhecimento sobre diversidade e inclusão no ambiente corporativo, na manhã da última terça-feira, dia 2, a ABPRH (Associação Brasileira dos Profissionais de RH) realizou o encontro Interseccionalidade e Cultura Inclusiva, no auditório da Faculdade Impacta, em São Paulo. As facilitadoras Renata Andrade, professora, inclusivista e pesquisadora do Instituto Diversitas Soluções Inclusivas; Esabela Cruz, psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e mestrado em Inclusão Social; e Thais Vido, consultora organizacional e diretora da Nexo Comunicação e Sustentabilidade, propuseram reflexões críticas sobre como promover a gestão inclusiva nas empresas e articular abordagens relativas a vulnerabilidades inerentes aos variados aspectos da diversidade humana.


Participaram do encontro gestores de pessoas, profissionais de recursos humanos e atuantes na área da diversidade e inclusão, bem como pessoas engajadas e simpatizantes do tema. Esabela iniciou com a apresentação do conceito de cultura inclusiva e de interseccionalidade propondo duas atividades: a primeira consistiu em uma reflexão individual para reconhecimento dos próprios marcadores sociais; a segunda, em grupo, propôs que diferentes marcadores sociais fossem alocados em uma pirâmide hierárquica institucional, de acordo com a percepção sobre aspectos da diversidade no cenário empresarial atual. As facilitadoras esclareceram que os marcadores sociais devem ajudar a compreender melhor opressões e vulnerabilidades no contexto sócio-histórico de cada indivíduo, e não somente servir para classificar pessoas como grupos.


Na avaliação dos participantes, as informações e atividades ajudaram a ampliar os conhecimentos sobre interseccionalidade como uma abordagem para a gestão inclusiva; geraram insights para transformações de processos empresariais; propuseram um olhar mais sensível e empático sobre as infinitas possibilidades de diversidade humana; e reforçaram a percepção de que a efetiva inclusão gera valor para as organizações e favorece o desenvolvimento de um ambiente inovador.



No último bloco do evento, Renata falou do conceito de inclusão, sintetizando-o como “um processo no qual cada indivíduo tem as condições necessárias para seu desenvolvimento, de acordo com suas potencialidades, de forma que ele possa contribuir para as comunidades em que está inserido”. No âmbito teórico, mencionou que se trata de um campo de conhecimento abrangente, que permeia, principalmente, as ciências sociais aplicadas e as ciências humanas. Sob o ponto de vista prático, destacou que deve ser abordado de maneira transversal, multi e interdisciplinar.


Renata também enfatizou que a diversidade não deve ser apenas aceita, tolerada ou respeitada, pois isso é o mínimo esperado de uma conduta cidadã. “Para que exista a gestão inclusiva, é necessário ir além, valorizar a diversidade, eliminar barreiras e promover facilitadores, contribuindo para a equidade de tratamento”, declarou.


Por fim, foi discutido o conceito de acessibilidade, que há décadas deixou de ser relacionado apenas à ambientação adequada para pessoas com deficiência, tendo seu significado ampliado para garantia de acesso autônomo, confortável e seguro a todas as pessoas, considerando dimensões como: física/ arquitetônica, instrumental (ferramentas, tecnologias etc.), programática (relativa a normas e regulamentos), metodológica, atitudinal (que abrange aspectos afetivos, culturais e subjetivos), comunicacional e natural. O grupo pode refletir sobre possíveis entraves e soluções para a promoção da acessibilidade, em seu sentido mais amplo.


Para mais informações sobre os eventos do Grupo de Diversidade e Inclusão da ABPRH, acesse: https://www.abprh.com.br/eventos.




© 2018 por ABPRH Associação Brasileira dos Profissionais de RH | Av. das Nações Unidas, 14.401 - Conj 1302 - Torre Tarumã

Parque da Cidade - São Paulo/SP - CEP: 04794-000 

Orgulhosamente criado por Eleven2You