Metodologia de design thinking traz inovação para o RH

Discutido no painel de encerramento do IV Fórum de Tendências de RH, design thinking pode aumentar engajamento dos funcionários e a produtividade corporativa


Em tempos de tecnologias disruptivas, o RH vem sendo desafiado a pensar e agir estrategicamente. Surgindo como uma tendência para o RH, a metodologia de Design Thinking ajuda o gestor a modernizar o ambiente de trabalho ao pensar as ações com base na experiência dos funcionários. Para discutir o tema, o IV Fórum de Tendências de RH, realizado pela ABPRH (Associação Brasileira de Profissionais de RH) trouxe Eduardo Carmello, CEO da Entheusiasmos, para encerrar o dia de conteúdo com a palestra ‘O gestor como designer thinking’.


Embora tenha como premissa a inovação, o design thinking nada mais é que redesenho de sistemas e processos, explicou Carmello. No RH, pode aumentar engajamento dos funcionários e a produtividade corporativa. “Design Thinking não é somente para designer. Pode ser para todo mundo e, para a área de RH, acho fundamental”, afirmou.


Segundo Carmello, o mindset do design thinking é de que o cliente está realmente no centro das decisões e sua experiência é tudo. A partir daí, desenham-se novos processos e sistemas para transformar essa experiência em algo bom. “A essência do design é de inteligência, de engajamento, de busca de desenvolvimento. É de criar, entender experiências para literalmente agir completamente diferente”.


Para que adote a metodologia, Carmello sugere à área de RH ir a campo, praticar o princípio da compreensão, identificar problemas e criar empatia com o seu público. “Isso muda o jogo e define o que é realmente importante na experiência do funcionário. Pegar uma área de recrutamento, desenvolvimento, seleção, liderança, capacitação e aprender como o funcionário está se sentindo em cada etapa que ele passa”.


Para o RH, o design thinking deve ser colaborativo e empático, para entender o olhar e a experiência de cada colaborador. Para Carmello, o design thinking é uma metodologia poderosa de resolução de problemas e criação de oportunidades de toda a cadeia produtiva dos clientes internos e externos.


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