O líder é um vendedor de esperança


No universo corporativo há dois tipos de líderes: (1) os bons, que fazem a equipe o seguirem, (2) e os ruins, que fazem os colabores se oporem à suas ideias e direcionamentos, ainda que inconscientemente.

E como ser um líder capaz de fazer a equipe o seguir por livre e espontânea vontade? Simples, sendo um líder Justo. Algo que você aprenderá a partir de agora no conteúdo desta semana que abordará a característica do líder de A a Z com a letra J de Justo.

O líder Justo não força os funcionários a segui-lo, ele simplesmente os convida para uma jornada.

O líder Justo não faz o tipo “bonzinho”, que “topa tudo” e “passa a mão na cabeça” de quem pisou na bola. Pelo contrário, ele atua com honestidade e retidão, aplicando o feedback ideal para cada ocasião. O líder Justo age com neutralidade e não tem colaboradores prediletos, mas lidera sem acepção de pessoas.

O líder Justo sabe dizer “não” quando necessário e sustenta suas decisões, ainda que ninguém concorde. Mais adiante, você verá um caso incrível sobre não concordar com o líder num primeiro momento, mas depois perceber que foi a melhor opção.

Ao contrário de um líder injusto que sempre carrega sozinho a fama do bom desempenho da equipe, das decisões e mal pensa nas necessidades dos liderados, o líder Justo divide a fama do sucesso, sempre decide visando o bem comum da equipe e olhando para as necessidades de seus liderados.

O líder Justo presta atenção nas contribuições e ideias da equipe, avalia as opções, prioriza os processos e jamais promove pessoas por preferência. Ainda que ele sinta maior afinidade por determinados colaboradores (o que é natural), ele sempre utiliza de sua inteligência emocional para não ultrapassar os limites, sendo mais generoso com uns do que com outros.

O líder Justo sabe discernir o profissional que já está preparado daquele que ainda precisa de desenvolvimento, por isso lidera cada um conforme sua situação e momento profissional. O líder Justo busca servir a sua equipe, promovendo um ambiente de ampla comunicação, colaboração e suporte a todos à sua volta.

Afinal de contas: “Quem quiser ser líder deve ser primeiro servo”. “Se você quiser liderar, deve servir”.

Napoleão Bonaparte disse: Um líder é um vendedor de esperança, e o líder Justo colabora com essa esperança, pois sabe valorizar, impulsionar e motivar a equipe rumo ao crescimento.

Certa ocasião, na época em que precisávamos de provedores para ter acesso à internet (10 anos atrás), havia uma supervisora de Call Center, taxada de imponente pela equipe.

De 30 liderados, 10 deles foram escolhidos para vender planos de antivírus para clientes que utilizavam este provedor. Foi quando então, um colaborador em especial pediu a esta supervisora que o retirasse das vendas do programa de antivírus e o colocasse junto aos demais, nas vendas de provedores apenas, uma vez que vender antivírus era uma tarefa um pouco mais exigente.

A líder bastante confiante (por isso taxada de imponente) negou o pedido, pois para ela (visão de águia), o colaborador tinha grande potencial. Dito e feito. Após ter resmungado um pouco com seus colegas devido a recusa da supervisora, tempos depois ele era o primeiro da lista com mais de 300 programas de antivírus efetivados por mês.

E sabe por que ele se tornou o número um de todo o grupo? Porque o líder Justo tem a habilidade de conseguir que os funcionários façam o que não querem fazer e depois gostem de o fazer.

Esta supervisora agiu com muita precisão e uniformidade. Se não o tivesse feito, certamente este colaborador não teria atingido o podium das vendas de antivírus.

John Quincy Adams disse: Se suas ações inspiram outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e tornar-se mais, você é um líder Justo. Pense nisso!

Estamos terminando o artigo desta semana. Mas fique ligado, no próximo conteúdo falaremos sobre as características do líder de A a Z com a letra K. Está imperdível!


Gratidão.

Marcelo Simonato

Embaixador do Comitê de Gente & Gestão da ABPRH, executivo, escritor.


SIGA-NOS REDES SOCIAIS OU ENTRE EM CONTATO

Facebook: @abprh

Instagram: @abprh

Linkedin: /abprh

Youtube: www.youtube.com/abprhsaopaulo

© 2018 por ABPRH Associação Brasileira dos Profissionais de RH | Av. das Nações Unidas, 14.401 - Conj 1302 - Torre Tarumã

Parque da Cidade - São Paulo/SP - CEP: 04794-000 

Orgulhosamente criado por Eleven2You