“Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como.”

Atualizado: Mai 19


Muito tem se falado sobre propósito – objeto de interesse e estudo das ciências, das religiões, da filosofia -foi trazido para o ambiente organizacional  e ganhou um destaque muito grande. Junto com visão, missão, valores, o propósito compõe o chamado DNA da empresa, aquilo que a diferencia das outras. Da mesma forma que o ser humano tem sua identidade, as organizações também a tem  e cada vez mais é importante a clareza destas definições para, por exemplo, atração de colaboradores com alinhamento com a cultura da empresa.

Junto com o auto conhecimento, para cada um de nós é extremamente rico o exercício de mergulho interno para se responder à questão feita por Caetano Veloso, numa canção bastante conhecida e linda, chamada Cajuína: Existirmos a que será que se destina?  Esta questão filosófica endereça  este tema tão profundo e forte que é o propósito.   Hoje há cursos de final de semana, webinares, vídeos disponíveis no youtube e nas redes sociais, além de uma vasta bibliografia, como tudo , a qualidade destes cursos pode ir de A  a Z.  Em cursos e artigos, muita gente já pode ter escutado que há uma quantidade enorme de pessoas, talvez a grande maioria  que vai passar pela vida, vai chegar ao final dela sem nunca ter se questionado seu propósito ou ainda que tenham feito isso, não conseguiram chegar a uma resposta. Quando este conceito é reforçado por pesquisadores tão importantes quanto Joseph Campbell que foi o maior estudioso de mitos de todos os tempos e que disse: Siga seu entusiasmo e o Universo abrirá portas onde antes só haviam paredes, que remete à força do propósito ou James Hillman, que em seu livro O Código do Ser diz que cada pessoa entra neste mundo atendendo a um chamado e reconhecer este chamado é fundamental para se alcançar a realização e para isso ele  desenvolveu a teoria da semente de carvalho,  que faz uma analogia entre o destino de uma semente de carvalho que é tornar-se um imenso carvalho e  o ser humano traz em si também as marcas do que irá desenvolver, isto aumenta ainda mais a culpa ou a preocupação nas pessoas que ainda não conseguiram se responder à pergunta essencial:  para que vim?  Qual é o meu propósito?

Para tornarmos as coisas um pouco mais simples e diminuir a culpa, uma vez que ela por si só não nos faz crescer, se não for seguida de um trabalho de auto conhecimento, de se encarar fantasmas, medos e sombras, de auto perdão e compaixão, vamos nos lembrar que cada um tem o seu tempo, seu ritmo e no momento certo as coisas acontecem.  Que tal pensar numa frase que ao tê-la ouvido, você sentiu um eco dentro de sua alma?  Ela pode vir de uma música, de uma poesia, do pensamento de alguma referência em determinado assunto.  Descubra qual é a sua frase, ou quais são as suas frases e elas podem revelar bastante sobre si e dar dicas importantes sobre seus valores e seu propósito.

Uma frase que para mim teve um impacto enorme é: “ Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como.”.  Esta frase, embora muita gente atribua a Viktor Frankl, o psiquiatra que foi prisioneiro de campos de concentração  e que criou  a logoterapia, na verdade foi resgatada por ele do filósofo  Nietzsche no livro Em busca de sentido. Este livro merece a leitura e um artigo só para falar dele, mas fiquemos agora só com a frase. Ela está mencionada neste livro que relata as barbaridades da  vida num campo de concentração e traduz o fato de que a pessoa que percebe significado até no sofrimento, por ter um propósito, consegue suportar melhor o próprio sofrimento.  Há um fio condutor de vida e que é acionado à medida que se enxerga onde quer se chegar.  É de uma fortaleza enorme. Num estágio anterior à definição de seu propósito, que tal pensar na sua frase? Você já tem uma?  É um exercício que vale a pena! Junto com a frase, ou logo depois, a investigação interna sobre seu propósito poderá vir com mais facilidade e leveza! Boa Jornada!


Marcelo Madarasz, Diretor de RH da Parker, Embaixador do Comitê Gente e Gestão da ABPRH, Conselheiro e Executivo de Honra da Academia Europeia da Alta Gestão.

© 2018 por ABPRH Associação Brasileira dos Profissionais de RH | Av. das Nações Unidas, 14.401 - Conj 1302 - Torre Tarumã

Parque da Cidade - São Paulo/SP - CEP: 04794-000 

Orgulhosamente criado por Eleven2You