Transformação digital em recursos humanos

Por Paula Mendes

Diretoria de Parcerias & Novos Negócios

Squad Gente & Gestão

A tecnologia já está inserida no nosso dia a dia, e como todo o mundo vem transformando a maneira com que fazemos a gestão de recursos humanos e mudando o RH. Muitas empresas vêm se adaptando a nova realidade, que foi acelerada por conta da pandemia.

Alguns de vocês podem não se lembrar, mas eu sou de uma época em que os processos seletivos demoravam semanas para serem concluídos. Pilhas de currículos em papel eram deixadas nas empresas o que geravam filas no atendimento e que precisava ser analisado, um profissional deveria estar dedicado nessa função, com o objetivo de não deixar escapar nenhum profissional qualificado para qualquer vaga que estivesse em aberto. E como se lembrar daquele profissional que você já entrevistou, e que não sabe onde arquivou seu currículo? Mais uma vez era necessário criar uma metodologia para gerenciar todas essas entrevistas.


Diversas corporações já adotaram sistemas digitais para auxiliar nas atividades da área de recursos humanos. A transformação digital no RH é uma realidade nas organizações, capaz de impulsionar os resultados e gerar ganhos não só monetários, mas que são difíceis de mensurar.


O profissional de RH tem muitas atividades inerentes à função, e trabalhar o recrutamento de uma forma mais estratégica colabora na economia de tempo e custos, e permite aos profissionais de RH focar sua energia em outras atividades.

Importante salientar que o profissional de RH precisa, e deve estar preparado para esta transformação. Com a competitividade do mercado, a exigência por um profissional que tenha um mindset mais digital se torna cada vez mais comum, pois o recrutador deve estar de mente aberta para contribuir e aceitar essa mudança em seus processos seletivos e ainda, construir um canal transparente de comunicação com seu candidato.


É preciso pensar em um processo estruturado de ponta a ponta, se colocar no lugar do candidato e construir essa nova jornada com etapas que façam sentido com a função.

Com isto, quero continuar com algumas dicas para você implementar na sua empresa desde já!


· Comunicação interna estruturada com abertura de vagas através de requisições estruturadas e digitais.

  • Pense onde seu candidato possa estar e utilize um software de gestão em recrutamento que possibilite multipublicar vagas em diferentes fontes de recrutamento.

  • Construa as etapas do seu processo seletivo de acordo com cada função, e inclua ferramentas digitais disponíveis no mercado como vídeo entrevista online e coleta de documentos digitais.

  • Crie uma estratégia de comunicação e seja transparente com o candidato contando, por exemplo, quais são as etapas que o candidato percorrerá até sua admissão incluindo retorno do processo seletivo, o famoso feedback.

  • Mantenha atualizada sua página de carreiras com vagas realmente ativas.

  • Faça a gestão de sua marca empregadora, o que ajuda da retenção do seu talento.

Faça parte da revolução digital e não deixe que sua empresa fique para trás, não perca talentos e tenha ferramentas inovadoras!


Por Squad Gente & Gestão

ABPRH

© 2021 por ABPRH Associação Brasileira dos Profissionais de RH